Pesquisa FipeZap mostra também que o ritmo do aumento de preços está diminuindo. A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em julho, a valorização do metro quadrado repetiu o desempenho do mês anterior, 1%, mas o índice em 12 meses perdeu fôlego pelo 11ª vez seguida e atingiu 17,1%, de acordo com o índice FipeZap - na pesquisa anterior, a alta havia sido de 18,4%. Com isso, o valor médio do metro quadrado dos imóveis chegou a R$ 6.727.

"O que chama atenção agora é que você tem regiões com comportamento mais distinto", afirma Eduardo Zylberstajn, economista e coordenador do indicador. Há dois ou três anos, o movimento de alta era predominante entre as regiões pesquisadas, o que não ocorre agora. Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro, dois dos principais mercados imobiliários do País, continuam com alta de preços acima de 1% (pela ordem 1,3% e 1,1% em julho), há casos como o de Belo Horizonte e do Distrito Federal, cujas cotações recuaram novamente, -1,2% e -0,1%, respectivamente.

Os contrastes são ainda maiores no Nordeste. Fortaleza teve a maior variação isolada do índice (+3,4%) e Recife, a menor - uma alta de 0,6.

Na capital paulista a variação foi a menor para o mês de julho da série histórica, iniciada em 2008, mas a pesquisa mostrou grande diferença entre os bairros. "Antes, você observava em São Paulo todos os bairros com alta de preço", diz Zylberstajn. No mês passado, o intervalo entre a maior valorização e a menor foi de mais de 7 pontos porcentuais: alta de 4,5% na região de Raposo Tavares, ante recuo de 3,4% no Jardim Previdência.

Bolha. Nesta semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou relatório que apontava os riscos de uma bolha de preços imobiliários no Brasil. O documento alertava para os perigos da expansão acelerada do crédito e também da redução da taxa básica de juros, a Selic, sem que houvesse o alongamento dos prazos dos empréstimos.

"A análise bate com a nossa. A questão chave (da bolha imobiliária) é a sustentabilidade do crédito. Portanto, a gente conclui que enquanto essas condições de crédito vigorarem, não há risco de bolha", diz. Zylberstajn explica que, apesar das variações negativas de um mês para o outro, o movimento não é forte o suficiente para dizer que os preços estão despencando.

O economista sustenta que, mesmo que exista uma reversão das condições de crédito, o impacto não deve tão grande como em outros locais, como os Estados Unidos e países europeus.

O índice FipeZap reúne informações dos preços do metro quadrado dos imóveis usados e novos (exceto lançamentos). As informações são coletadas diariamente em anúncios na internet. Como calcula os preços anunciados, e não os de fato transacionados, ele antevê altas e quedas de preço do valor do metro quadrado dos imóveis.