Mãos na terra! Faça sua casa mais verde



Inserir plantas no espaço doméstico, não é só uma prática muito prazerosa, como bastante simples. Esse hábito traz inúmeros benefícios e é perfeitamente viável para a maioria da população. A crença de que dispensa muito esforço não é verdadeira. Trata-se de uma ação bastante tranquila que só exige um pouco de atenção. 


Muitos pensam que é necessário dispor de uma propriedade ou um quintal grande para cultivar seus próprios temperos e especiarias. Mas a horta domiciliar pode ser feita na varanda de um apartamento e até mesmo no parapeito de uma janela, com jardineiras ou vasos.


Uma pequena horta cultivada na sacada, por exemplo, traz muitas vantagens. Fora a economia na feira e o frescor dos produtos, o consumo de hortaliças, legumes, chás ou temperos frescos será sempre livre de agrotóxicos. Além de ser uma atividade ocupacional e terapêutica, ainda deixará o seu espaço mais bonito e harmônico.


Quem deseja iniciar, pode começar aos poucos e nunca deixar de buscar informações a respeito. Sempre é bom começar com experiências simples e analisar as condições do ambiente. É preciso levar em conta fatores, tais como, luminosidade, umidade e características do solo em que a planta irá se desenvolver.


As hortas domésticas também despertam a consciência acerca da origem dos alimentos consumidos. Em casa, o modo de produção pode ser orgânico, dispensando produtos nocivos como agrotóxicos, aplicados na agricultura convencional. As plantas mais indicadas para os iniciantes são as ervas, como alecrim, hortelã, manjericão, cebolinha, que servem para chás e temperos. Tomate, alface, batata e feijão também são culturas simples, que podem ser levadas à mesa dos agricultores domésticos que possuem um pouco mais de espaço.


Mas para quem deseja simplesmente ornamentar a decoração, cactos, espada-de-são-jorge, jibóia, comigo-ninguém-pode, onze horas, samambaia, orquídea e violeta são opções que exigem pouco esforço. Os cactos, por exemplo, podem ser regados uma vez por semana com bem pouca água. 


Uma boa forma de deixá-las sempre bonitas e saudáveis é inserir algum adubo regularmente. Tanto é possível encontrá-lo já pronto ou produzi-lo em casa através da compostagem. Neste caso, cascas de verduras, frutas e legumes se transformam em adubo ao mesmo tempo que reduzem drasticamente o lixo doméstico. A prática, ao contrário do que muitos pensam, não deixa mau cheiro no ambiente. 


Aliás, a compostagem doméstica vem ganhando a cada dia mais adeptos, conscientes da sua sustentabilidade. A separação do lixo em reciclável e compostável é capaz de reduzir drasticamente o volume de resíduos que vai para os lixões e aterros sanitários. Uma diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Para satisfazer esse público diversas empresas já comercializam composteiras compactas (e bonitas!) para uso residencial.


Especialistas ainda afirmam que cultivar plantas de qualquer tipo influencia na qualidade de vida, diminuição da ansiedade, melhora do sono e pode até prevenir sintomas de depressão.


Esse cuidado requer paciência e rotina, mas também é uma maneira de cuidar de si mesmo e reduzir o estresse do dia a dia. No entanto, escolher as plantinhas certas é o primeiro passo para que tudo seja mais prazeroso e produtivo. O segundo passo é colocar as mãos na terra!