Está chegando o final do ano, e também aquele clima de festividades, com panetones em destaque nos supermercados, a iluminação decorativa típica da época e, é claro, as árvores natalinas. Nesse período de festejos, se aproximam também as férias escolares e os feriados. Mas o que fazer, visto que estamos vivenciando um ano tão atípico?

Vendo os números relacionados à pandemia em curva ascendente, a realização de que este final de ano será bem diferente dos outros é iminente.

As confraternizações em empresas deverão ser mais singelas e distantes, uma vez que os encontros animados em locais fechados são desaconselhados no momento.

As festas de família têm o mesmo tipo de restrição e os grupos devem se reduzir o quanto possível para salvaguardar a saúde de todos, principalmente os mais idosos. O que não impede que se desfrute do prazer das comidas e da atmosfera proporcionada pelo espírito natalino. Uma videoconferência entre os familiares pode ser aquilo que faltava para aquecer os corações.

Ainda que os abraços estejam restritos, as formas de demonstrarmos solidariedade e carinho continuam presentes. Afinal de contas, esta costuma ser a época ideal para se pensar a sociedade de uma forma mais justa, visando à construção de um mundo mais fraterno e, por conseguinte, mais humano.

Pois se o consumo desmesurado está em baixa, nada melhor do que colocar o afeto em alta. Uma ligação cheia de carinho sincero, uma bela mensagem de final de ano, seja por intermédio do correio convencional ou mesmo eletrônico, vale muito mais do que um presente dado por obrigação. 

Confeccionar em casa as lembrancinhas de natal pode ser uma alternativa interessante e viável para quem dispõe de algum tempo. Apostar, portanto, nas atividades manuais, engajando inclusive adolescentes e crianças, é um modo de reduzir o estresse e exercitar a criatividade. Do mesmo modo, presentear entes queridos, amigos e vizinhos com o produto do próprio esforço é uma boa maneira de demonstrar carinho.

Com a energia do verão chegando, pode ser uma boa hora para dar aquela atenção especial ao próprio lar. Fazer uma boa arrumação, pintar uma parede, ou até mesmo se dedicar a um reparo que demanda um pouco mais de tempo. 

Uma faxina de final de ano também pode adquirir um outro sentido, se estivermos dispostos a desapegar de roupas, móveis e utensílios dos quais já não precisamos mais, mas podem fazer a diferença para outra pessoa.

A época, que geralmente é propícia para reflexões e avaliações acerca do cumprimento ou não das metas traçadas, este ano pede um julgamento mais brando e um coração mais leve. Afinal, aqueles que chegaram ao final de 2020 têm a oportunidade olhar para trás e realizar aprendizados que os tornaram mais humildes e mais humanos.