Em um ano tão caótico a casa ganhou uma relevância ainda maior, tornando-se para muitos um verdadeiro sinônimo de segurança e acolhimento. 


Com o propósito de entender melhor o significado que os espaços de habitação ganharam para nossos clientes em 2020, fizemos uma pesquisa e coletamos informações interessantes que podem apontar novas tendências.


Entre os que responderam ao questionário enviado pela Nunes Imóveis, 68,8% afirmaram que o olhar sobre suas casas mudou ao longo deste ano passando a ter uma maior sensação de segurança e proteção, além de mais cuidado com o espaço, seja em forma de limpeza, decoração ou de consertos e melhorias.


Também constatamos numerosos relatos de pessoas que transferiram suas atividades, antes externas, para dentro do lar, como trabalho (66%), exercícios (33%) e estudo (44,7%). 

 

Em verdade, podemos dizer que houve uma mudança de hábitos significativa, com a inclusão de novas práticas e costumes nas rotinas. Por exemplo, 62,8% dos entrevistados relataram ter passado a cozinhar em casa, quando antes não o faziam. 30,9% passaram a fazer algum tipo de trabalho manual. 21,3% passaram a brincar com as crianças,  possivelmente aproveitando o tempo a mais com os filhos, que tiveram suas aulas suspensas.


Diante de tantas mudanças é natural que os desejos envolvendo os imóveis residenciais também tenham se modificado. 


O espaço foi o item mais citado por nossos clientes quando perguntados do que mais sentiam falta em seus lares. 33% afirmaram simplesmente sentirem falta de uma área maior. 19,1% gostariam de um local para se exercitar e 13,8% gostariam de um lugar para um pet.  Os desejos por uma área de lazer foram mencionados por 23,4%. Por um cômodo extra,  16%,  e por um home office,  12,8%, acentuando as novas aspirações dos consumidores. 


Uma melhor localização foi mencionada por 18,1%, indicando que a questão do deslocamento ainda é relevante para muitos.


Varandas, jardins e quintais foram bastante lembrados pelos moradores  quando questionados sobre o que os imóveis poderiam ter para melhorar a convivência entre eles, insinuando que o contato com o verde pode ter impacto direto na qualidade de vida de todos. O silêncio também foi mencionado por vários clientes como algo importante.


Talvez por conta de tantas mudanças nas rotinas de todos, quase a metade dos entrevistados (44,7%) manifestou o desejo de se mudar em 2021.


Entender as alterações de comportamento e, por conseguinte, os novos interesses do nosso público nos permite adiantar tendências e formular melhores rotinas para nossas equipes.  Estamos abertos às necessidades e demandas dos nossos clientes e em constante aprimoramento para melhor atendê-los. Por isso nos interessamos em saber mais sobre você.


A Nunes agradece a todos que responderam a nossa pesquisa. A sua opinião é imprescindível para o constante aperfeiçoamento do nosso trabalho.