Nada como entrar na casa nova, cheio de disposição para tornar o seu cantinho o melhor lugar do mundo, não é mesmo? Para alguns essa empreitada pode ser muito simples e rápida mas, para outros, pode ser cheia de dúvidas e percalços, principalmente se a residência for alugada. 

Em imóveis alugados a regra é bastante clara: qualquer modificação deve ter a anuência do proprietário. Isso costuma limitar bastante o inquilino que acaba de entrar na casa nova, que não pode fazer mudanças mais radicais para cumprir o seu contrato de aluguel. Mesmo as pinturas de parede exigem alguma cautela, uma vez que ao fim do acordo elas devem ser devolvidas na cor original.

Mas estamos aqui justamente para mostrar que nada disso é impeditivo quando se trata de deixar seu novo lar com muita personalidade. Selecionamos ótimas dicas de designers e arquitetos para ajudá-lo a imprimir o seu estilo!

A nova habitação pode vir toda mobiliada. No entanto, o mais comum é o imóvel possuir poucos ou até mesmo nenhum móvel. Isto vai definir as peças que precisarão ser adquiridas, caso não as tenha. Escolha móveis versáteis e que traduzam o seu gosto. Algo que você gostaria de levar para a sua próxima moradia.

Imóveis antigos pedem uma atualização usando soluções criativas e que não deixem marcas profundas. Paredes pintadas com cores claras, como cinza e bege, são coringas que combinam com quase tudo. Papéis de parede também podem ser ótimas opções. Em cozinhas e banheiros, adesivos para este fim cobrem bem azulejos antigos, com diversas padronagens modernas, sem deixar vestígios na hora da entrega. 

A iluminação, por sua vez, faz toda a diferença. Mas nada de quebra-quebra! Invista em plafons simples e baratos, que permitam uniformizar o tipo de luz predominante na casa. Escolha algumas peças bonitas para complementar os ambientes que possam ser facilmente levadas depois. Em cima da mesa de jantar, uma bela luminária pendente, por exemplo. E nos quartos, luzes de cabeceira. Aliás, quer deixar seu quarto mais bonito ainda? Escolha um belo jogo de lençóis e colcha, e mantenha a cama bem arrumada.

Quem não tem muitos quadros pode usar objetos interessantes, como cestarias e tapeçarias, para personalizar os ambientes. Peças de macramê podem ser feitas ou adquiridas com certa facilidade. Para pendurar objetos na parede sem fazer furos pode-se usar fitas dupla-face ou ganchinhos com adesivos. Ambos podem ser encontrados em lojas de materiais de construção e alguns aguentam bastante peso (veja as indicações na embalagem do produto). Outra opção é apoiar as peças em uma prateleira.

Um tapete de qualidade, tem grande durabilidade. Por isso, muitos são passados de geração em geração. Um investimento que pode valer a pena.

Portanto, coloque em prática essas e outras dicas para que o seu ambiente seja o mais agradável e acolhedor possível. E conte conosco para escolher o imóvel que melhor atenda às suas necessidades.